Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Revisão da Vida Toda – Oportunidade de aumentar o valor do seu benefício – Revisão em âmbito judicial

O Superior Tribunal de Justiça Tema 999 reconheceu direito a inclusão de todos os salários de contribuição do período contributivo para cálculo do salário de benefício.

há 4 anos

O (a) beneficiário (a) do INSS , aposentado ou pensionista, podem ter o valor do seu benefício aumentado com a revisão conhecida como “revisão da vida”.

Os benefícios previdenciários ao terem a apuração de seu valor pela Previdência Social, considera em sua base de cálculo apenas os valores recolhidos a partir de 1º/07/1994.

Porque esse é o início das contribuições consideradas para compor o valor do benefício? Porque com a mudança dos planos econômicos, houve diversas moedas que trariam dificuldade sua conversão para serem calculados pelo INSS (segundo entendimento da Previdência Social).

Mas, é de observar que diversos profissionais como metalúrgicos, profissionais da área de saúde, profissionais liberais, dentistas, da área de comunicação dentre outros, receberam salários bem mais altos nos anos 70 e 80 e quando da concessão de seu benefício viram o seu valor inicial reduzir, pois tais salários não fizeram parte da base de cálculo.

Após muita discussão junto ao Tribunais Regionais e ao final junto ao STF – Supremo Tribunal Federal, finalmente, houve o reconhecimento do direito dos aposentados (as) e dos pensionistas e desta forma, é possível aumentar o valor do benefício entre 5 a 300%, conforme o valor dos salários ou rendas recebidas anteriormente a julho de 1.994.

Agora, atenção a essas perguntas. Você já contribuía para a previdência social anteriormente a 1994? O instituidor da pensão por morte também? É necessário conversar com profissionais capacitados para análise da processo de concessão, você pode ter o aumento de seu benefício, mas tem que conversar com profissional que entenda de revisão de benefício previdenciário.

Procure um profissional especialista em Previdência Social.

Dúvidas? Acesse: https://draclaricemauroadv.blogspot.com/2020/04/revisao-da-vida-toda-seu-beneficio-pode.html

  • Sobre o autorSomos especialistas em INSS, TRABALHISTA E ISENÇÕES IMPOSTO RENDA
  • Publicações39
  • Seguidores76
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações421
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/revisao-da-vida-toda-oportunidade-de-aumentar-o-valor-do-seu-beneficio-revisao-em-ambito-judicial/796449294

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Estou aposentado desde 2003,trabalhei na VarigSA,de 1979 a 1988 e os descontos para o INSS não foram considerados,eu ganhava quase 5 salários minimos continuar lendo